quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Verdadeiro Avaí - By Nelson "Dinho" Kamers


Nunca escondi de ninguém minha paixão pelo Avaí. Seja no trabalho, na família, entre amigos, seja onde for, sempre tive orgulho de torcer pelo meu time do coração e de usar seu manto Alviceleste. Creio eu, na minha concepção de torcedor, que todos deveriam ser assim, ter esse orgulho estampado no rosto, torcer e viver como um Avaiano feliz. Acho muito bonito a atitude de torcedores assim,  e por vezes me arrepio  assistindo a vídeos de jogos memoráveis, em que nossa Camisa 12 explodia de alegria nas arquibancadas. Certa vez, em 2008,  encontrei-me com um amigo  torcedor do Internacional, que me disse o seguinte: “Acho muito linda essa paixão que vocês tem pelo Avaí, mesmo estando o time na série “B” (naquele momento), vocês lotam o estádio, cantam e vibram com cada vitória, como se fosse a conquista de um título! E digo mais, esse time de vocês logo vai estar na série “A”, porque é lá que um time com uma torcida assim deve estar...”  


Essa paixão Azurra  também está no no vídeo da Petrobrás intulado “Ressacada manezinha” , com imagens e depoimentos de torcedores, mostrando seu amor ao clube. Meu amigo tinha razão: Naquele ano, com méritos - e pela porta da frente -,  conseguimos nosso tão sonhado acesso para a elite do futebol brasileiro. Foi um ano memorável prá mim, e creio que prá maioria dos torcedores:  Era chuva – e bota chuva nisso! – vento e frio, e nós estávamos lá, torcendo, vibrando e empurrando o Leão. Era bonito de se ver ! Em 2009, também não foi muito diferente, apesar de termos ficado 10 rodadas na indesejável Z4, com o time de guerreiros que permaneciam no Avaí , conseguimos a superação e como todos sabem, terminamos o ano na 6ª posição, até a então a melhor campanha de um clube Catarinense na elite do Brasileirão. E quem estava lá apoiando o time? Nós, a sempre fiel Camisa 12


Já no ano seguinte... Veio 2010 e tudo parecia bem – inclusive chegamos a ficar rodadas no G4 – até que o resultado do “desmanche” no elenco, somado a incompetência de jogadores, técnicos e problemas internos nos jogou na Z4, onde amargamos até a penúltima rodada, até aquele histórico dia do “Fico!”, na vitória contra o Santos de Neymar e Cia Ltda. E em todos esses momentos difíceis nossa torcida estava lá, apoiando, criticando, mas sempre fiel, como no #ReageLeão. Segundo diz um amigo meu, 2010 ainda não terminou, ao menos para nosso Avaí.  Já começamos o ano em crise – interna e externa - , fizemos um péssimo 1º Turno no Catarinense, e depois veio aquela decepção na eliminação, lá em Chapecó, e agora, essa “inhaca” no Brasileirão. 


Já passamos por 3 técnicos nessa temporada, e ainda estamos sem um time definido, e mais uma vez tendo que engolir novamente preços absurdos nas mensalidades e ingressos, somados a problemas internos, que se externaram e mancharam nosso clube. É, o ano de 2010 parece que ainda não terminou, a flecha continua cravada no coração dos Avaianos. Sad but true! Nosso sentimento continua o mesmo, temos o sangue azul, e isso nunca irá mudar, porém,  parece que já não há mais aquela recíproca entre nós torcedores, time e diretoria. Nossa Camisa 12 parece que já não tem mais o devido respeito por parte daqueles que dirigem nosso clube. Fomos deixados de lado, quando falaram mais alto os interesses financeiros e nós, que somos o maior patrimônio do clube, ficamos sempre para depois. 


Continuar com essa visão “dinheirista”, com esses preços absurdos nas mensalidades e ingressos é como dizer para nós torcedores: "fiquem em casa". Ou será que eles acham que é fácil e cômodo enfrentar engarrafamentos, sol, frio, chuva, e continuar pagando caro, para ver ser jogado no lixo nosso dinheiro com péssimas contratações, e com negociações suspeitas, que deixam um cheiro de sujeira no ar? Não é assim que vão conseguir lotar a Ressacada novamente, não com essa postura, com essa falta de transparência para com o torcedor. Nós merecemos mais respeito, afinal, nós é que somos o Avaí, e o Avaí sem nós não é nada. Ultimamente, quando entro em nosso estádio sinto uma enorme tristeza ao me deparar com arquibancadas vazias, dá um aperto no peito, daqueles que só sente quem ama, quem é torcedor de verdade. 


Acredito e quero continuar acreditando, que ainda podemos voltar a ter aquela mágica união entre torcida, técnico, jogadores e dirigentes. Acredito que podemos voltar a lotar nosso estádio, como nos saudosos tempos, basta aqueles senhores que comandam nosso amado clube se voltarem para nós, torcedores, fazendo valer nossa voz, e nos tratando com o devido respeito que merecemos. A hora é de união, mas, não basta só ficarem “chamando” a torcida para vir ao estádio, é preciso ação, numa parceria que sempre engrandeceu nosso clube, e que parece ter se perdido de uns tempos para cá.  Que eles nunca se esqueçam que ser Avaiano é ser um guerreiro, é fazer parte do clube mais amado e querido de Santa Catarina. É nascer e um dia partir, sabendo que nada vai nos separar, porque até o céu é azul!

0 comentários:

Twitter Facebook Favorites More