quarta-feira, 18 de maio de 2011

Seja surdo aos apelos negativos – By Nelson "Dinho" Kamers


Era o tempo em que os bichos falavam. Tempo em que havia alegria, diversão e competição. Em certa ocasião, decidiram realizar uma "Corrida de Sapinhos", onde eles tinham que subir numa grande torre. Começou a competição!

A torcida formada por animais de várias espécies era grande. Boa parte dela gritava para os sapinhos: "Vocês não vão conseguir". Outros diziam: "Desistam!" Induzido por aquilo que estavam ouvindo, os sapinhos iam desistindo um a um. E a torcida continuava a gritar: "Não vão conseguir... Não vão conseguir!!"

De repente só restou um sapinho, subindo, subindo, parecendo nem dar atenção ao que se passava. E foi assim até o final, e o sapinho conseguiu chegar ao alto da torre e sagrou-se Campeão da Competição!

O comentário foi geral e todos queriam saber afinal, como é que ele conseguiu realizar tal façanha, sendo que todos os outros concorrentes caíram ou desistiram. E foi então, que ao ser indagado pelos bichinhos "repórteres" veio a grande surpresa: O sapinho era surdo!

(Adaptado do escrito de Maria Salette e Wilma Ruggeri)

Porque escrevi esse texto? Simples, por estar nosso clube - diga-se de passagem, o futebol Brasileiro - passando, no meu entender, por uma “Nova Fase”, onde vimos a cada jogo, a cada campeonato, expressões como “Time grande”, “Time favorito”, “Time de grandes craques”, cair por terra.
Foi-se o tempo em que já sabíamos - mesmo antes dos jogos - quem seria o vitorioso em tal partida e quem seria o campeão naquele campeonato. Hoje as histórias, os fatos, nos mostram outra realidade, com exemplos bem conhecidos, onde posso citar o “Favorito” Internacional - POA sendo eliminado pelo então “desconhecido” Mazembe, no Mundial de Clubes ano passado.
E não preciso ir longe - já que estamos falando do Futebol Brazuca - onde recentemente o Ceará eliminou o “Todo Poderoso” - com folha salarial altíssima! - o Flamengo, do “ídolo” Ronaldinho Gaúcho. Ah, não podemos esquecer a “Surra” dada pelo Coritiba no time do “Falastrão” Felipão, o “favorito” Palmeiras. Ambos os exemplos, recentes e pela Copa Do Brasil.
E aqui vamos nós, com o nosso querido Avaí. Aquele Avaí, que já estava “Rebaixado” no Brasileirão do ano passado, no mínimo a umas cinco rodadas antes, pela dita “expert” imprensa, tanto a local, quanto a nacional. E o que vimos? Uma reação espetacular, de arrepiar até os mais pessimistas, com jogos vibrantes e com uma garra de um verdadeiro Leão.
O Leão da Ilha, vencendo as mais difíceis batalhas e calando a boca da imprensa e daqueles torcedores pessimistas, verdadeiros lobos disfarçados de ovelhas. Preciso dizer mais? Ah, claro, e quanto ao “crime” que cometemos com o “favorito” SPFC? Esse mesmo, o do Rogério Ceni e Cia LTDA, que vieram jogar em nosso território com aquele “Já ganhou”, apoiado pela “imprensa expert”, salvo alguns comentaristas - paulistas, por sinal - que viram a qualidade e o poder de reação que nosso time tem.
Nessa semana, amigos (as), resolvi escrever sobre isso, pois é justamente o que estamos passando, já que estamos a dois passos de alcançarmos um título inédito para nosso querido e amado Avaí Futebol Clube, e é nesse momento que precisamos estar focados, como estivemos contra o SPFC e outros, mostrando que temos sim, um time valente, de guerreiros, e com plenas condições de agarrar com “Unhas e Dentes” (Uuuuuurrrraaaaa Leãããããaoooo!) essa tão almejada Taça e a vaga para a Libertadores da América.
Com o apoio incondicional e Apaixonado da camisa 12 - aquela, que só falta entrar em campo, não é Carmen? - torna-se cada vez mais perto esse grande feito, o que não seria novidade, pois, como todos sabem: “Esse Avaí Faz Coisa!”. Sinceramente, me arrepio ao escrever estas linhas, pois faço parte de uma torcida, que sofre, chora, mas apóia sempre, pois acredita na grandeza do nosso Leão!
Talvez, um dos segredos seja este, sermos como aquele sapinho da história que lhes contei: “surdos” a tudo o que é negativo, “surdos” aos “Bocas Alugadas” da Imprensa, e aos negativistas de plantão! Que venha o Vasco! Vamos Fazer história! Quem Viver verá!
Vai prá cima deles Leão!!!
Um forte abraço e até a próxima quarta-feira!

4 comentários:

Essa foi a mais perfeita colocação. Temos que estar surdos sim a todos os comentários que vem por ai. Pois o que não falta para o Avaí são corneteiros de plantão. E isso, vale não apaenas para nossos adversários, mas também para alguns torcedores que adoram fazer críticas e reclamar o tempo inteiro de alguma coisa. Falta lembrar que nem tudo sempre está bom, mas se fizermos uma corrente positiva as coisas vão se enquadrando.

Parabéns Dinho, tua coluna tá cada dia melhor!

Beijão e obrigada pela força por aqui!!

Carmen

Obrigado pelo elogio, Carmen!
É isso mesmo que eu quis colocar: Temos que ser "surdos" aos negativistas de plantão!
Sou mais Avaí, que venha o Vasco, com seu "favoritismo", Os Leões do Avaí vão com as suas garras, sede e fome de vitórias!

Vai Prá Cima Deles Leão!

Dinho o homem de mil facetas. Torcedor, apaixonado, poeta, colunista, fotografo, cinegrafistas. Ufa, vou parar por aqui. Parabéns, mô quirido!

hehehehe "menos" Serjão! Obrigado brother!

Twitter Facebook Favorites More