sábado, 28 de maio de 2011

Colheres de cabo comprido

Conta a lenda que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno. Foram primeiro ao inferno.

Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala, cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e a sua volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.

Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento era grande.

Em seguida Deus levou o homem para conhecer o céu. Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em volta e as colheres de cabo comprido. A diferença porém é que todos estavam saciados, não havia fome e nem sofrimento.

"Eu não compreendo", disse o homem a Deus. Por que aqui as pessoas estão felizes, enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?". Deus sorriu e respondeu: "Você não percebeu? É por que aqui eles aprenderam a dar comida uns aos outros.

Moral: temos três situações que precisam de reflexão:

EGOÍSMO: As pessoas no "inferno" estavam altamente preocupadas com a sua própria fome, impedidas a pensar em alternativas para equacionar a situação.

CRIATIVIDADE: Como todos estavam querendo se safar da situação caótica em que se encontravam, não tiveram iniciativa para buscar alternativas que pudessem resolver o problema.

EQUIPE: Se tivesse havido o espírito solidário e ajuda mútua, a situação teria sido resolvida rapidamente.

Conclusão: Dificilmente o individualismo consegue transpor barreiras.
(autor desconhecido)

Por que este texto? O que tem haver com o futebol?
Eu penso que tudo. Quando recebi esse email hoje pela manhã de uma amiga/irmã - Rô, obrigada! - fiz rapidamente um paralelo com o futebol avaiano:

O espírito de equipe é essencial para o alcance do sucesso. Uma equipe participativa, homogênea e coesa, vale mais que um batalhão de pessoas com posicionamentos isolados. E isso vale para qualquer área da vida, mas principalmente para a área profissional.

Sabe-se que no futebol, as coisas são resolvidas fora do gramado, pois existe uma diretoria e seus interesses. Mas sabemos que os jogadores dentro das quatro linhas, assim como a torcida na arquibancada também pode colaborar para que os resultados sejam positivos.

Hoje precisamos deixar os problemas extra campo, bem longe de nossas cabeças. é necessário focar na vitória, onde cada jogador faça a sua parte, mas levando em conta o espírito de equipe e esquecendo o individualismo.

Temos um time com problemas, com desfalques e com jogadores fora de suas posições, as temos garra, força e determinação. Os jogadores precisam entender que não estão sozinhos em campo, por isso nada de inventar e nem fazer firula. Basta jogar e os resultados virão.

Cabeça no lugar, tranquilidade e uma torcida empurrando, com certeza voltaremos para casa MUITO mais felizes, pois seremos vitoriosos. Está começando o campeonato brasileiro para nós, então vamos correr atrás. Eu acredito e estou "tocando" para lá.

Até mais!

3 comentários:

Belíssimo texto, idem ao teu comentário, Carmen!
Tudo a ver mesmo com o futebol e com o nosso Avaí! Estamos "quebrados", seja pela decepcionante derrota pro Vasco, seja por falta de jogadores (Willian), seja pelos que vão embora( M10, Julinho, Renan), tudo isso atrapalha sim, e muito. Porém, é como bem disseste: É hora de deixar tudo isso de lado, honrar o manto Avaiano, pois prá nós hoje é um jogo importantíssimo, e não podemos perder esses 3 pontos em casa. Que nossa diretoria ponha a cabeça no lugar, que contratem urgentemente, pois nosso Leão e a Camisa 12 estão com sede de vitórias!

Vai Prá Cima Deles Leão!!!

Bjs!!

Eles nao entendem de futebol... Avai 1 x 3 Atletico MG.

Dinho e Serjão...

Sabe aquela hist´ria que andorinha sozinha não faz verão? Pois é nós torcedores somos estas andorinhas. Infelizmente mais uma vergonha e sofrimento. Ver a Ressacada cheia novamente vai ser difícil. Estou desacreditada mais uma vez. Brincadeira!

Twitter Facebook Favorites More