terça-feira, 31 de maio de 2011

Tudo é uma questão de escolha


Duas rãs brincavam distraidamente e saltitavam dentro de um curral. De repente, num desses saltos, caíram ambas num latão cheio de leite. As bordas do latão eram lisas e altas, não havia a menor possibilidade de sair dali. Mergulhadas no líquido, não havia como impulsionar o corpo e saltar para fora. Ao perceber que sua amiga estava quase se afogando, a primeira rã disse:
-“Não esmoreça! Continue batendo os braços! Mantenha-se flutuando!”
-“Não adianta! – respondeu a outra. Estou exausta! E de que adianta manter-me flutuando se não existe nenhuma maneira de sair daqui?”
-“Não desista! Mantenha a calma e lute! Enquanto há vida, há esperança! Continue batendo os braços com toda a força!”
-“Não vale a pena! Estou me cansando e não consigo ver como podemos nos salvar.”
Dito isso, parou de se debater, afundou e morreu afogada.
“Não posso desistir, disse a primeira. Deve haver uma saída. Vou continuar me debatendo, tenho que me manter viva.”
E assim, debateu-se a noite inteira. E debateu-se tanto dentro do leite, que este acabou virando manteiga. “Agora sim, disse ela. Estou sobre uma base sólida!” E foi então que bastou ela descansar um pouco, tomar impulso e pronto: Saltou para fora do latão, e recomeçou sua vida sã e salva!
(Adaptado do texto de Maria Salette e Wilma Ruggeri)
Acredito que tudo é uma questão de perseverança. Os problemas sempre foram os mesmos, em nossas vidas, em nossos trabalhos, em tudo. Porém, cada um tem a sua maneira de enfrentar os obstáculos, e é essa maneira que vai determinar o seu sucesso ou o fracasso. E não é diferente no futebol!
Nessas últimas semanas tenho lido e ouvido muitas opiniões, muitas críticas a respeito de tudo o que está acontecendo com nosso Avaí. Realmente, pelo andar das coisas, desde a eliminação no Campeonato Catarinense, na Copa Do Brasil, e esse péssimo início de Brasileirão, não é por menos que nós, torcedores, estejamos preocupados e indignados, com esta fase que passa nosso time.
E eu não sou diferente. Porém creio que não basta só “jogar pedras”. Críticas são necessárias, mas no intuito de ajudar, de apontar o caminho e não apenas de despejar toda a repulsa contra técnico, jogadores e diretoria, com vaias, xingamentos ou coisas do tipo. Sabemos que no futebol tudo é uma questão de planejamento, e que o nosso, até o momento, foi um desastre só.
No entanto, a “casa ainda não caiu”, estamos “vivos” no campeonato ainda, e como aquela rãzinha, precisamos acreditar e lutar até o fim. Não é hora de desespero, é hora de união, mesmo estando muitos com “o pé atrás” em relação ao que está por vir, em relação aos “desmanches” no elenco e em relação aos que estão chegando. Pois não podemos prever o futuro, apenas confiar e acreditar.
Se vai ou não dar certo, só o tempo dirá. Entre acreditar e desistir, prefiro a primeira opção. Até porque a palavra desistir NÃO deve existir no coração do VERDADEIRO torcedor Avaiano, pois quem tem o DNAzul - Alô Kk! - sabe que nosso time fez, e faz “coza”, não é verdade? Podem dizer que sou otimista, que estou “fora da casinha”, porém, meu otimismo se baseia em fatos reais.
Alguém já esqueceu do “tapa na cara” da Imprensa, dos pessimistas de plantão, que nosso Avaí deu no final do Brasileirão do ano passado? Faltando apenas cinco rodadas do fim do Campeonato, os “boca alugadas” já davam o Leão como morto, rebaixado, eis que o rugido foi tão alto, que deixou a todos atordoados, de queixo caído, com a garra a mostra naqueles últimos jogos.
Garra de um verdadeiro LEÃO! E agora eu pergunto a você, caro “torcedor” pessimista, quem foi um dos maiores responsáveis pelo “fico” do Avaí na Série “A”? Fomos nós! A CAMISA 12! Jamais, acredito que nossos jogadores teriam conseguido tal feito, não fosse à força que nós passamos a eles. O #ReageLeão, o vídeo motivacional feito por torcedores, as calorosas “recepções” ao ônibus dos jogadores, surtiram um efeito tão grande, que adentraram as veias daquele time, que em campo se tornou um verdadeiro time de GUERREIROS! Não é verdade?
É claro, que como você é um “torcedor” pessimista irá dizer que “eram outros tempos, e tínhamos outros jogadores”. Como todo pessimista, você não enxerga uma solução. É mais fácil xingar, deixar de ir ao estádio, não usar a camisa do time, deixar-se abater, tal qual aquela rãzinha que morreu afogada, não é mesmo?
Meu caro amigo (a), neste momento pelo qual estamos passando, o que o Avaí mais precisa é que sua VERDADEIRA TORCIDA jogue junto, acredite, apóie, lute junto com o time! Independente se você gosta do técnico, desse ou daquele jogador. Com Silas, com Marquinhos, ou sem eles, nosso AVAÍ FUTEBOL CLUBE continuará sendo o mesmo, pois como sempre digo: Todos irão passar: diretoria, jogadores e técnico, porém o AVAÍ vai ficar.
É PAIXÃO PRÁ TODA VIDA! Eu vou jogar junto e vou até o final e você?
Prá finalizar, deixo um trecho da música “Imagine” de John Lennon:
“You may say, I’m dreamer, but I’m not the only one. I hope some day you’ll join us, and the world will live as one.”
"Você pode dizer que eu sou sonhador, mas eu não sou o único. Eu espero que algum dia você se junte a nós, e o mundo viverá como um só".
VAI PRÁ CIMA DELES LEÃO!!!

7 comentários:

Dinho o texto é bom, mas ta difícil levantar o astral quando o próprio presidente (comandante) vai as radios, fala uma coisa e faz justamente a outra. Presidente sem palavra, jogadores omissos e pensando so em si e uma torcida desiludida. Nao vai ser fácil juntar tantos cacos em plena competição. Quanta incompetência e falta de planejamento. A vida segue...assim caminha a humanidade...

Serjão,

Apesar de tudo, ainda penso que não podemos desanimar... Vamos ter que juntar os cacos e bola prá frente. Ainda acredito na reação do LEão.

beijos


Dinho,
Parabén, ótimo texto!!!

...É BOM QUE OS IRRESPONSÁVEIS, OS NOJENTOS, OS ORDINÁRIOS, QUE DESTRUIRAM UM SONHO...A FINAL DA COPA DO BRASIL/2011, LEMBREM-SE BEM DESTA DATA =01.06.2011= PRIMEIRA PARTIDA DA FINAL.

RICA - JÚLIO RICHARD CÂMARA.

Rica,

Isso já foi e não tem nada que faça voltar atrás.
Tem um vídeo muito legal do ano passado que vou postar, porque acho que é muito oportuno. Precisamos fazer nossa parte. Fazer protesto e cobrar o que é nosso: UM TIME DE VALOR!

Beijos

Dinho,

Sou suspeita, mas adorei o texto. Teu passe tá ficando cada dia mais valorizado...hehehehe

Beijo

Escrevo com paixão, adoro escrever, e sobre o Avaí mais ainda. Escrevo porque acredito piamente que vamos sair dessa. Já os pessmistas veem de outra forma... Fugir dos problemas é fácil, ecarar, cobrar, mas vestir a camisa é que é difícil...
Obrigado pelo elogio!

Beijos!

Dinho,

Temos que respeitar todas as opiniões... Nós sabemos que está difícil, mas vamos sair dessa sem nenhuma dúvida!

beijo

Twitter Facebook Favorites More